domingo, 2 de setembro de 2012

Misticismos



foto: Baú de Magias


"Misticismo é uma filosofia que existe em muitas culturas diferentes e que se reveste de várias formas. Místico é todo aquele que concebe a não-separatividade entre o Universo e os seres. A Essência primordial da vida, ou Consciência Cósmica, ou Deus como costumamos chamar – ao contrário do que se pensa – não está nem nunca esteve separado de qualquer coisa. O místico é aquele que busca ou que já mantém um contato direto com a realidade, sem intermediários. O místico procura a presença do Ser Supremo e Real, ou do inefável e incognoscível em si mesmo, nas profundezas de seu ser, e dessa forma, pode perceber todas as coisas como sendo parte de uma infinita e essencial Unidade de tudo o que existe." (Hugo Lapa)

Misticismo (do grego μυστικός, transliterado mystikos, "um iniciado em uma religião de mistérios") é a busca da comunhão com uma derradeira realidade, divindade, verdade espiritual ou Deus através da experiência direta ou intuitiva.


Querem maior misticismo do que aquelas sensações provocadas por ações razoavelmente cotidianas, como se fundir num abraço? Maior mistério do que a solidariedade que acontece em momentos de crise? Ou o de pessoas que não perdem a capacidade de se maravilhar diante de outras, mesmo dentro do mundo nosso de cada dia? Maior bruxaria do que o encanto de descobrir uma maneira de sentir/pensar/agir diferente da sua, e que se encaixa?
Se cada pessoa é um religare, meu mistério passa por elas... Falem o que quiserem do egoismo, da capacidade de destruição do homem (e existe mesmo, certo!), existe também esse outro lado maravilhoso de SER... Vivenciar o mistério diariamente, faz sentido... "religa-se" vivendo...

"Na verdade, esse processo que a gente chama de Despertar, poderia ser chamado de outra coisa: recobrar a capacidade de se maravilhar diante da vida, recobrar a capacidade de se espantar diante da vida.
Mais do que isso, de se espantar diante de você mesmo, recobrar a visão da Beleza e da Maravilha que você mesmo É.”
 Avadhuta Gita I

Como dizem por aí....Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay...

Nenhum comentário:

Postar um comentário