domingo, 19 de fevereiro de 2017

Potenciais



Um guri.
Meia idade mas se veste como um menino, tem a postura de um menino, se posiciona como um menino. Corpo de homem, rosto de guri. Observo.

E, de repente ele relaxa, os ombros descem e se acomodam em um lugar não tão defensivo, abre um sorriso que chega nos olhos e começa a falar de todas as ideias que amei escutar da boca de alguém. Pensamentos maduros, elaborados a base de reflexão.
Aparece um cérebro que pensa por si mesmo, uma mente singular, um sentir que se importa, que se espelha. Uma autoridade ainda meio escondida na timidez...
Ele se conhece, sabe das suas características. Ou sabe das ruins, pelo menos, e quer melhorar. Será que ele conhece as suas características boas também?

Acho que foi por esses olhos que riem que me apaixonei.
Me apaixonei sem perceber, sem saber direito que podia ser possível.... Contra as expectativas, contra todas as chances, contra as possibilidades... E até contra minha vontade.
Me apaixonei pelo olhar direto, profundo, negro ... pela sensação que tive que eu caberia nesse olhar. Pela paz que teima em entrar no meu coração (apesar de não conseguir atingir minha cabeça) quando estamos perto.

Por que não dá pra misturar a "enfermeira" e a mulher?... Não dá pra se apaixonar pelo potencial, pela promessa nas palavras... Preciso de ações que corroborem.
Não dá pra existir no "queria muito ficar" que não fica, no "quero você" que não vem buscar, no "tenho uma admiração enorme por você" que esquece de ter consideração.
Não dá pra se apaixonar por alguém que não é apaixonado por si mesmo...

Alguém com a crença que não merece... Sub-utilizando as suas capacidades, não acreditando em si mesmo... Sonhando de olhos abertos sonhos que não se acredita capaz de cumprir. Fazendo, a cada sugestão, cálculos mentais pra ver se cabe no bolso, no tempo, no fôlego. E chegando sempre na conclusão que "agora não dá, talvez mais tarde".

Vi acontecer na minha frente... Vi a respiração encurtar de novo, os ombros voltarem a subir, a tristeza chegar. Novamente.

Tem mesmo que ter muita força de vontade e um pocado de sorte pra vencer crenças limitantes... Senão as oportunidades vão surgir e vão passar.... Tem que saber que vale a pena. Tem que acreditar no caminho.

Metade homem, metade guri.... coração? Confesso que não sei a que meado pertence... Mas acredito que a vida não desiste de quem não desiste dela! E torço pra ela tenha um cuidado especial para criaturas que tem um imenso potencial em SER humano.

Boa sorte! Para ele, para todos nós que queremos ser melhor hoje do que fomos ontem.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário