quinta-feira, 10 de abril de 2014

Um tanto de elucubrações



O quanto que a gente muda em 24 anos?

De repente um convite e esse mundo internauticamente ligado nos permite reencontrar figuras momentaneamente (ou não) esquecidas no espaço-tempo... E não mais que mais, estamos conversando com velhos-novos amigos (ou talvez novos-velhos amigos) assuntos inimagináveis naquela época...

Creio que toda pessoa que se trabalha internamente e se modifica, leva a mudança em si e a espalha... E nessa dança de mudanças acaba encontrando outras afinidades no mesmo grupo de pessoas. Ahhmmm, pra ser honesta às vezes as afinidades simplesmente se confirmam... Mas entenderam o espírito da coisa, né?

Olhando e imaginando, o que será que aconteceria se nos colocassem novamente numa mesma sala?  Por enquanto as relações (ou talvez só a maioria delas) reestabelecidas ainda são só virtuais, mas será que sentirei as mesmas antipatias? Será que terei os mesmos amigos?
Tinha gente que me fazia encolher cada vez que falava e que hoje achei simpática, quase doce...

Então, também é fato que naquela época eu era bem insegura e qualquer comentário mais azedo já me feria bastante. E além disso, como bem me lembrou um amigo redescoberto exatamente dessa época, "Toda pessoa tem múltiplas dimensões, né? Não existe ninguém apenas bom ou mau (generalizando um pouco, né? Há casos de maldades ou bondade personificadas em um ser...). Muitas vezes focalizamos nosso olhar em apenas um aspecto... E pronto! Já enquadramos aquela pessoa!!! As vezes vemos nossos defeitos projetados em uma pessoa e já tratamos de afasta-la... Tudo isso!"
 ...É! tuuudo isso!

Encontro pessoas que não me chamavam atenção na faculdade e que hoje me parecem bem mais interessantes... E o contrário disso também vale. Pessoas que brilhavam (ao menos ao meu olhar) e que agora estão apagadas...
As afinidades que pareciam ser tão fortes, a vida levou (cruuuzes, agora eu forcei no clichê, heim!! hahaha)... a culpa deve ser da música de fundo tocando na minha cabeça... Não sei se meu olhar mudou tanto assim, mas com certeza minha cara de pau aumentou e escancaro mais minha breguice (rs)...

Sim, me vejo com os conceitos mudados, mas também vejo o quanto esses anos nos melhoraram... Nostalgia? Será?

Mesmo assim sendo, me reconheço pensando no quanto, apesar das lembranças gostosas da facul, eu adoro ter meus quarenta e tantos anos...  E que venham mais outros tantos, sem medo das lembranças, nem das mudanças!


foto by Carlos Alberto Silva

.

2 comentários:

  1. Querida, se mudamos a cada 24horas (aqui até caberia uma pequena digressão...), imagine em 24 anos!!!
    Mudamos todos, né?
    Tudo o que você escreveu me toca profundamente e compartilho de tuas reflexões, especialmente a parte em que você se diz feliz com os seus quarenta e (não) tantos anos... e também quando se mostra receptiva para as mudanças (e lembranças).
    Também me sinto assim!!!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Alê, sei bem que compartilhas das reflexões, pois és tu mesmo o amigo que escreveu o que no texto está entre aspas... rsssss... Que bom que somos filosofentos, né? rs... bju mô quiridu!

      Excluir