quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ciúme

Amanheceu nublado. Um daqueles dias que não parecem dias, e sim eternos entardeceres. Agora chove, não aquela chuva de limpeza, que dá aquele cheiro bom de terra molhada, mas a chuva que parece que vai durar eternamente...


foto by Leonardo Recski

Ando precisando de ajuda pra entender um pouco mais essa emoção chamada ciúme. Lembro da primeira vez que o senti, no contexto homem/mulher. Eu devia ter uns 15 anos, e naquele tempo eu namorava uma semana, enjoava da figura irremediavelmente e terminava em duas (hoje eu dia, eu voltei a cair na adolescência, meus "relacionamentos sérios" tem durado dois meses em média... rs). Encontrei um garoto que eu havia namorado as tais duas semanas na noite, com uma mulher mais velha dando em cima dele. Lembro que senti ciumes, achei ruim demais e neguei até a morrrte que havia sentido qualquer outra coisa além de indiferença.
Creio que continuei negando minha vida afora, e hoje em dia é uma coisa que não entra na minha pesagem, que eu não levo em consideração. Não tenho vivência disso.
Ciume vem da insegurança, é isso? Necessariamente isso? Que essa emoção nubla a limpidez do pensamento, acho que é obvio... Ciume gera monstrinhos, onde tudo fica muito pessoal... as ações e palavras da outra pessoa são sempre com uma conotação pessoalíssima, não se consegue compreender as coisas dentro de um contexto...
Que mais?
Mesmo quando o ciúme não é exagerado, ele gera um PENSENE (soma de pensamento, sentimento e energia), que afeta a auto-estima da pessoa?
A pessoa ciumenta realmente não se dá conta que as suas ações são exageradas?
Alguém aí já conseguiu superar realmente seus ciumes investindo em auto-estima?
Tem algum jeito de se lidar com um ciumento/a que gere uma relação saudável?

Me respondam os que se consideram ciumentos, por favor, realmente preciso de ajuda pra entender esse contexto.

AH! E andei lendo algumas coisas por aí... Achei esse site que gostei bastante... Esse link fala sobre auto-estima... http://www.olgatessari.com/id32.htm


Um comentário:

  1. resposta de meu grande amigo Pícolli (pelo face... transcrevo aqui pq ele não coseguiu postar...)






    André Picolli
    O problema não é o ciume... o ciume não é ruim... é igual a agressividade, ela não é ruim...
    O problema é intensidade das coisas. O ciume só é ruim quanto é exagerado (todo mundo gosta de uma pessoa que tem um "ciuminho" da gente, e a gente fica puto quando a pessoa está tão bem consigo mesma que chega a parecer indiferente...)
    Se o ciume não é exagerado ele não afeta a auto-estima de ninguém, ele alimenta (aliás como tudo na vida... tenta se entregar demais pra uma pessoa pra ver se não sufoca...)
    O jeito de tratar com o ciumento(a) não é simples, mas é claro... o melhor é agir francamente, não mudar seu estilo de vida por causa do ciume do outro e impor limites bem definidos e bem acordados entre os dois.
    Quando o "acordo" da relação está claro e as duas pessoas aceitaram o acordo e nenhuma pessoa ultrapassou o que acordado, ter um ataque de ciume se assemelha um ato de infantilidade e dai não pode ser tolerado né....
    Agora deixa de ser ciumenta e para de ter ciume dos teus namorados, afinal, vc só pode sentir ciume de mim kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir