domingo, 24 de novembro de 2013

Terapias



"As terapias transmitem técnicas empíricas que nos permitem criar nossos próprios circuitos de feedback (realimentação) e começar a nos curar a nós mesmos (...). A cura não é realizada por uma outra pessoa a nosso favor, mas antes é a recuperação da harmonia graças ao nosso próprio esforço.
Os sintomas são, essencialmente, uma forma de comunicação do corpo com uma mente que não quer responder.
O organismo como um todo padecerá e o binômio corpo- mente, incapaz de extravasar o desequilíbrio emocional pelas vias apropriadas, encontrará no organismo algum lugar recôndito onde possa se expressar.
Quando os desequilíbrios não encontram expressão em suas sedes naturais, criam problemas em outro lugar, provocando consequentemente a emergência de novos sintomas que não passam de formas antinaturais de expressão."
(in: A astrologia e a arte de curar, A.T. Mann)


A função de um terapeuta é facilitar a compreensão de uma situação ou de um modo de ser... é ajudar a visão de um caminho diferente do que aquele seguido por hábito, que não nos leva onde queremos chegar, mas que justamente por estar no automático não percebemos. Algumas vezes é simplesmente servir de legenda, traduzindo o que a própria pessoa acabou de falar, com outras palavras, para que  q ela mesma se escute e entenda mais claramente o que está dizendo e as consequências que pensar/agir/ser assim traz.

As terapias também ensinam técnicas práticas, dão acesso à ferramentas novas, ainda não utilizadas por aquela pessoa, mas que na experimentação anterior provou facilitar entendimentos, realimenta e permite que comecemos a auto cura. O empenho e comprometimento em mudar os caminhos são de cada um..

O caminhar é mais leve quando facilitado.



foto by Rosa Brunoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário