segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Pesquisa







Nesse domingo passado, entocada em casa por conta das "rajadas de ventos de 90km/hr decorrentes da intensificação do ciclone extra tropical em alto mar", lancei uma pesquisa através do whatsapp para alguns amigos:
-Se você tivesse que escolher entre ser amado ou amar, o que escolheria?

(SIM, se eu tenho seu whatsapp, você corre o risco de acordar com uma pergunta minha piscando na sua telinha!! haha)


Foram muitas respostas cativantes que geraram algumas conversas bem produtivas.... Fiquei fascinada principalmente com a diferença eláááástica entre os pontos de vista, cada qual com seu porque e pra que... Humanos são bichos muito interessantes! <3

Teve o grupo do "amar! É claaaro!!"
Também teve o pessoal que pensa que é tão obviamente melhor ser amado, que quem diz que prefere amar deve estar  escondendo o medo de passar por egoísta.

Recebi as respostas curtas e as mais explicadinhas (amo esse povo que já me dá a resposta completa sem eu precisar perguntar por que!)...

Um amigo citou "alguém no banquete de Platão":

"O que ama é mais divino do que é o que é amado, pois tem em si a divindade, é possuído por um Deus"

Uma amiga, lembrando que palavras tem poder, disse "Bom, deixando bem claro pro universo que eu escolho primeiramente a reciprocidade, acho que escolheria amar."

A graaande maioria escolheu amar....
Duas respostas do 'amar' me colocaram no cantinho da reflexão, ambas dadas por pessoas do sexo masculino:
"A melhor coisa seria amar e ser amado, mas se tivesse que escolher preferia amar. Porque sem isso não sei se conseguiria fazer outra pessoa feliz simplesmente com minha presença"
e
"Respondendo sua pergunta... Prefiro amar, simplesmente pelo fato de estar sobre o controle do que se é sentido. Ser amado é bom, mas depende de acreditar na ilusão de que outra pessoa te ama"

....uau... né?
Quanto conteúdo em poucas frases.... questões me surgem...
Se te importas assim com a felicidade do outro será que já não amas? e...
Que baita tapa na cara esse troço da ilusão de ser amado...
E essas são só as mais imediatas .... hehe

Eu? Eu me junto a outra amiga, com uma mente super afiada que respondeu:
"Sendo bem sincera e "egoísta", que me amem muito!!! Eu vou na lógica de que, se sou amada, também amo ou no mínimo gosto da pessoa, o que é um lucro. kkkk"

Eu reajo muito bem ao amor. Não sou uma pessoa que gosta do desafio de conquistar alguém, Não sinto a rejeição ou o desinteresse como estimulantes, como muitos... Quanto mais me sinto amada e bem tratada, mais me predisponho a amar de volta. Quanto menos me sinto amada, mais fico predisposta a me afastar.

E como me respondeu uma amiga que também é terapeuta quando fiz essa colocação:

-Humm, então surge a possibilidade de amar reciprocamente. E entre escolher amar e não ser amada e amada e ser amada, a segunda vale bemmmm mais...


P.S.- Não coloquei a identidade de nenhum autor das respostas que transcrevi. Também não transcrevi todas.... Se você está vendo sua frase aqui e gostaria de ter a autoria revelaada, me diz, que eu coloco os devidos créditos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário