domingo, 25 de março de 2018

O poder do toque





Quando eu era uma terapeuta iniciante, com uns 3 anos de profissão, creio (uns 20 anos atrás), atendi uma senhorinha. Bem velhinha, já com as articulações que já não esticavam direito, magrinha, com início de osteoporose. Conversamos um pouco, ela não se abriu muito... "falaram bem de você, vim conhecer"...
Pedi então que ela deitasse na maca, e fiquei olhando para ela pensando, gente, COMO vou mexer nessa senhora, o QUE posso fazer por essa pessoa? Me conectando com o q ela permitia mostrar....
Então, peguei na mão dela. Peguei de verdade, um toque inteiro, DEI a mão a ela. E não falei nada. Só ficamos ali de mãos dadas por alguns minutos. E ela começou a chorar. Chorou looongo tempo, e eu ali de mão dada, sem falar, com a outra mão fazendo pequenos afagos no resto do corpo dela.
E aquela senhorinha foi se abrindo... Foi chorando e se abrindo, as articulações amolecendo, o corpo encaixando na maca. E então ela começou a falar. Contou histórias de solidão... contou que desde que o marido tinha morrido ninguém TOCAVA nela. De como tinha esquecido que era quente, confortável, seguro, ser tocada.
Ficamos ali de mãos dadas em torno de 1 hora... sem grandes massagens, só com o CONTATO das mãos dadas.
Levantou da maca com o olhar límpido, desanuviado. Dsse: "hoje lembrei de algo que achei que havia morrido em mim." Me abraçou e com um 'obrigada' foi-se embora.
Foi uma baita lição de profissão e de VIDA. Então SIM eu encosto nas pessoas. E não é a massagem, a descontratura muscular, o alongamento que mais é eficaz (apesar de ser a 'desculpa' que usamos -eu também- muitas vezes).
É a QUALIDADE do toque em presença.
É a qualidade da atenção plena, é o "estou com você", que através do contato pele com pele fica mais fácil de sentir, de acolher, de SER. E esse contato só precisa ser INTEIRO.
Somos HUMANOS, precisamos de CONTATO, PRESENÇA, VIDA.
Toque é ALQUIMIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário