terça-feira, 13 de setembro de 2016

Relacionamentos livres

foto by Samanta Hilbert
Pôr do sol, Ribeirão da Ilha.


Pensando novamente sobre o relacionar....

Intimidade é sempre meu tema da vez... Inevitavelmente, já que é minha fraqueza e muitas vezes meu ponto cego...Minha reflexão dos últimos dias  é o quanto temos vontade de ter um vínculo maduro de fato. E sim, estou falando de relacionamento amoroso, mas pode ser aplicado a qualquer tipo, certo? Mãe e filha/o, família, amigos próximos....

Por exemplo, por que pessoas já maduras, inteligentes e vividas continuam apostando naquele paradigma "se você me ama, comporta-se do jeito que eu quero que você se comporte"? Todo mundo fala muito que amor mesmo é o que aceita o outro incondicionalmente... Por que não AGIMOS dessa forma, se já sabemos?

O nosso modelo de vincular-se está falido! Por que repeti-lo??

Eu estava conhecendo uma pessoa, e tudo correndo muito bacana... Conversando bastante, ele buscando me conhecer, eu a ele, saindo de leve.... Realmente começando a acontecer uma conexão, bem gostosa. Então o moço se apaixonou... e, no minuto que isso aconteceu, tudo mudou. O caminhão de cobranças chegou arrebentando o portão e atropelando todo o resto. De repente eu gostar de ir tomar um mate no Ribeirão assistindo o por do sol com uma amiga (mesmo que tenha sido resolvido de ultima hora, como é possível para aqueles que moram perto do mar) virou um motivo para mágoas, emburramentos, reclamações. "Como você acha que eu me sinto sabendo que você foi com ela e não comigo?" Hããã???
Mas o interessante disso, é que me vi completamente refletida nesse espelho... Já cansei de fazer isso com os outros... "eu quero te ver agora, se você não quer me ver com a mesma intensidade, no mesmo instante, você não me ama (ou não me quer, ou não quer um relacionamento sério, etc)".
E, é claro, quanto mais emburrado e reclamão, menos se tem vontade de estar perto....

De onde que a gente acha que pode possuir o tempo, pensamentos ou/e sentimentos do outro, pelamor??

Por isso que eu ando pensando em relacionamentos livres. Onde a gente se posiciona em "como devo agir para deixar essa pessoa ser o máximo possível ela mesma? Em algum momento estou colocando expectativa, pressão ou fazendo cobrança para essa pessoa ser o que EU quero que ela seja? Como posso ser mais livre? Como posso deixa-la mais livre? "

Isso exige muita segurança, muita consciência... Exige um trabalho pessoal o tempo todo. Dá trabalho. Mas é lindo!
É muito diferente de promiscuidade ou galinhagem. É um profundo respeito pelo outro ser humano e por você mesma. É inteireza.

Estou apaixonada por esse conceito....




Nenhum comentário:

Postar um comentário