quinta-feira, 27 de março de 2014

Enquanto o amor não vem


Vocês já leram esse livro? É da Iyanla Vanzant... Num capítulo chamado 'Limpando a geladeira' (rs, é eu sei...), tem um trecho que fiquei com vontade de postar aqui...

"Você começa a construir sua integridade nos relacionamentos. Começa a desenvolver limites. Tem que começar a esclarecer o que irá ou não fazer, como irá chamar as pessoas para que apareçam e participem da sua vida; quanto do seu ser quer de fato entregar; e se vai ou não vai cumprir os compromissos que fez consigo. Quando você se torna cúmplice da atitude de outra pessoa que se esconde ou se abstém, não está agindo com integridade. Está agindo dentro de um estado de negação e irresponsabilidade. (...) Nos relacionamentos, é muito frequente não só abrirmos mão de nossa integridade ao fazermos coisas que juramos que não iríamos fazer, mas perdemos nosso respeito próprio ao permitirmos que outra pessoa faça em nossa vida o que nós mesmos não faríamos. Quando nos encontramos em situações que comprometem nossa integridade, temos que aprender a amar aquela pessoa à distância até que ela consiga mudar. (...)

(...) Se você não se ama o suficiente para manter sua integridade, se não tem uma noção sólida de autoestima e amor- próprio, vai ser difícil amar as outras pessoas. Pode precisar delas ou quere-las, o que significa que na verdade você está sendo co-dependente; provavelmente trata-se mais de uma troa de carências, o que raramente dura ou funciona. (...)"


Bom, né? Eu achei!


.

3 comentários:

  1. Na teoria, até que é bonito... Como não passarei por nada disso mesmo, que sejam lindos de morrer rs!.

    ResponderExcluir
  2. Isso fala de todo tipo de relacionamento (na minha visão). Eu já tive amizades, por exemplo, que usavam drogas ilícitas, o que é completamente contra o que creio ser bom e saudável para mim. Mas fui conivente ao conviver com isso, passando por cima de um valor dos 'isso nunca' que eu tinha... Isso tbém é perda de integridade devido à baixa autoestima... Hoje em dia eu ainda tenho um grande afeto por essas pessoas, mas me mantenho mais distante, respeitando meus valores, e as escolhas delas...

    ResponderExcluir
  3. Para o livro ter esse título, duvido muito que seja sobre amizade rs. Eu creio que levei ao pé do livro rs.

    ResponderExcluir