sábado, 10 de março de 2012

Avós

Descobri uma bela "utilidade" pras avós...

Minha mãe está de mudança, e é uma mudança em etapas: saindo de uma casa onde ela morou desde que minha irmã era criança, e indo para uma que está em construção ainda. O resultado é que as pessoas mais próximas dela estão ganhando o cargo de "guardiãs de caixas". Aqui pra casa vieram as caixas de brinquedos e livros infantis da "casa de vó". Agora imaginem onde minhas lembranças foram parar ao descobrir inúmeros livrinhos do tempo que EU era criança, e que fomos morar na França, acompanhando meu pai que foi, na época, fazer doutorado lá. Achei inclusive um livro que ganhei como incentivo da escola no aprendizado de francês... Fiquei até meio nostálgica...

Creio que esses livrinhos ficaram guardados justamente por serem em outra língua e não poderem ser repassados para as outras crianças da família. E como minha mãe é professora de francês, ainda devia usar em alguma atividade...

E ainda por cima fomos brindados por historinhas do tempo que meus filhos eram ainda mais filhotes... Como quando Ziba tinha uns 2 aninhos e tirou uma soneca da tarde na casa dela. Quando minha mãe foi acordá-lo (com medo que dormisse muito e desse um baile nela mais à noite), levou um desses livros. E cutucando o Ziba, foi abrindo o livro e lendo:

-Il y avait autrefois un vieux monsieur pas méchant mais un peu fou qui se nommait Monsieur Pivert. Il collectionnait les.......

E assim contou a história toda em francês, e Ziba, sonolento/acordando ouviu até o final. Quando vovó chegou no fim e fechou a capa, ele pegou o livro, abriu no começo de novo e soltou:

-Agora conta direito!!


Avós: guardadoras de memórias!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário